quarta-feira, dezembro 26, 2007

Adiós, amigos!

Este blog acaba aqui. Em um ano e meio de postagens mais ou menos regulares já deu pra mostrar o melhor de que sou capaz - que não é muito, eu sei. Pensei em apagá-lo, mas seria uma atitude um tanto estúpida considerando a energia que despendi e as horas que surrupiei ao trabalho na agência para editá-lo com algum esmero. Tem também os comentários amigos que não gostaria de perder. Além disso, não obstante um que outro texto opiniático, fica um portfólio digital de desenhos. Espero que isso renda ainda alguns frutos. Se não render, serei obrigado a admitir que também me agrada a idéia de deixá-lo atulhando a internet para todo o sempre.
E agora, parafraseando o Exterminador do Futuro na iminência de matar alguém - o que demonstra que o brucutu ou é burro ou é espírita ou tem um senso de humor cruel: "hasta la vista, baby".

quinta-feira, novembro 22, 2007

Desenho inacabado II

Acho que vou parar de desenhar.

Desenho inacabado I

Desenho que tenho há anos. Faz parte daqueles trabalhos que eu penso um dia concluir. Mas, como diria o capitão Nascimento, do Tropa de Elite: nunca serão, nunca serão...

terça-feira, novembro 06, 2007

O poeta é um fingidor

O poeta é um fingidor. Finge tão completamente, que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente.

Fernando Pessoa

Sucesso em vida é isso!

Grande Picasso!

Teje preso

Human Rights

Não me perguntem... é uma ilustração sobre Direitos Humanos.

Cinema emudecedor

sexta-feira, outubro 19, 2007

Chama o síndico!!!

Grande Tim Maia, o "artista que mais comparecia a shows no Brasil". Negão pirado, vinha pra Porto Alegre, arrebatava meio Gruta Azul e ficava a noite inteira conversando com as gurias. Dizem...

A imaginação vale mais que o conhecimento

Grande Einstein. Tem uma outra frase dele que é muito boa: "Descobri que duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana, mas quanto ao universo ainda tenho dúvidas".

quinta-feira, outubro 18, 2007

I'm singing in the rain...

Sempre quis desenhar isso, rê, rê, rê...

Cão que ladra...

segunda-feira, outubro 15, 2007

Sai da minha frente...

... que eu quero passar com a minha tromba!!!

Sleeping with the Devil...

Ok, ok... eu sei: já não tô na idade de ficar fazendo esses desenhos, né? Segurem as pontas... estou planejando algo sensacional. Desenhos como esse servem de exercício para o que virá... tchãnãnãnãããããããnnnnn...

Republicando...

Dei uma melhorada no desenho.

Abaixo!!!!!!!!

Abaixo o nazismo! Abaixo os Aliados! Abaixo Israel! Abaixe as armas! Abaixe a guarda... ninguém vai bater em você. Sonha, Telminho!

Polícia para quem precisa

Cara, tenho visto a polícia fazendo misérias por aí. Parece que tá vigorando uma ordem: intimidem todo mundo! Batam antes, perguntem depois. Vamos promover a volta do estado militarizado... Putz... tá certo que a bandidagem também não tá dando folga, mas alguma coisa tá errada nesse processo. Método? Critérios? Não sei... Só sei que tem muita gente amedrontada. Eu, por exemplo.

terça-feira, outubro 02, 2007

quarta-feira, setembro 26, 2007

Capitão Banana

Herói made in Brazil...

segunda-feira, setembro 17, 2007

Aquém do bem e do mal

Where is my tongue?

Alguém sabe ler isso?

quinta-feira, setembro 13, 2007

Personagens

Ich bin ein Zeichner (eu sou um desenhista, em alemão - leva a mal não, tá... aber ich spreche Deutsch)

Poética

Fiz este desenho há anos. Um dos milhares de projetos nos quais embarquei e não cheguei ao destino.

Carmem mirando-me

O que é que a baiana tem? Não sei, nunca fui à Bahia. Mas gostaria de saber, claro.
Fiz este desenho pra uma matéria sobre a venda da Vale do Rio Doce.

O vagal aqui anda trabalhando (muito)

Mas meus amigos não sabem disso. Êêêêê... mundo injusto!

quarta-feira, agosto 29, 2007

Hedonismo responsável (ou ético)

Vou fundar este movimento...

Um passinho mais à frente!

Se não existisse o capitalismo...

Eu gosto do escambo, sim. Qual é o problema? É melhor que ver o homem comendo o homem.

Morra de inveja, Magritte!

Dias dos Pais, dias dos filhos

quarta-feira, agosto 22, 2007

Make love...

Desenho que fiz pra uma agenda do GAPA.

quarta-feira, agosto 08, 2007

Letras

Pois é... tô saindo da Filosofia e indo pra Letras. Mas tô indo triste, por que eu queria mesmo era ficar na Filô. O problema é que é muito difícil (ou eu sou muito burro), exige muita dedicação e tal. Me serve de consolo o pensamento de que talvez lugar de filósofo não seja a academia (foi um baita professor meu que falou isso).

segunda-feira, julho 30, 2007

Tempos modernos

Eis o homem!!! Crucificado e infeliz. Eis o homem. Pra ele o tempo existe. Conseguiram convencê-lo de que ele não tinha por direito esse tempo - o tempo que desfrutado como deveria, não teria o caráter de tempo, não seria tempo. Agora ele acredita que precisa fazer por merecer o tempo. Agora ele luta com o tempo e o tempo simplesmente o esmaga. Eis o homem. Ele acredita na mensuração do tempo. Ele acredita na mensuração de tudo, quando tudo são apenas padrões de medidas, quando tudo serve apenas para torná-lo menos livre. Ele acredita em cada nova invenção dos seus irmãos, e alguns desses irmãos também acreditam, mas estão do lado de quem lucra com essa crença. Eis o homem. Ele não consegue ver que caminho sem volta está trilhando. Existe uma volta possível, mas não por este caminho. Esta via é de mão única. Mas este homem não está acostumado a sair da linha. Eis o homem, eis o rato, eis a cobaia, eis o suicida, eis o escravo, eis o triste.

sexta-feira, julho 27, 2007

Livro

Capa de livro que bolei pro meu amigo Jeferson Assumção. Acabou saindo outra. Grande Jeferson!!!

terça-feira, julho 17, 2007

Este blog completou um ano no mês passado

E eu nem percebi... Também, que importância tem isso? Um ano de postagens, e não sei se consegui dois frilas por intermédio disto aqui. E eu tô muito de cara com a vida, e eu quero que tudo se exploda... Pô... as pessoas olham esses desenhos e dizem: "bah, tu desenha tri bem, tu deveria estar ganhando muito bem pra isso". É, né?!!! Mas o que acontece? Eu tô na mesma pindaíba de sempre. E olha que levo uma vida de monge budista no quesito "consumo comercial". Deus!!!!!! Eu nem acredito em ti, mas se tu é magnânimo mesmo, ignora esta minha postura e joga um facho de luz sobre esta cabecinha, vai! Pô... já são mais de 20 anos trabalhando, trabalhando, trabalhando...

Ah, este desenho é sobre uma descoberta científica recente: uma certa dose diária de chocolate ajuda a prevenir um problema grave de saúde aí que agora eu esqueci qual é...

Eu sou um batráquio!

Caramba... tá chovendo pela enésima vez este mês em Porto Alegre. Minha pele adquire uma tonalidade verde...

Tio Telmo faz desenhos pras criancinhas

É bom esse guri!

Me contento com um fusquinha

Se alguém quiser me presentear um, já desenhei um bem do tipo que eu gostaria. Vermelho e tal...

segunda-feira, julho 09, 2007

Dancing Queen

Mais um desenho onde tento fazer bom uso de pincéis... Tento.

terça-feira, julho 03, 2007

Chinesinha

Ilustração que fiz pra uma matéria sobre crianças chinesas cujo maior desejo é dormir um pouco mais, pois levam uma vida muito puxada. Tadinhas...

sexta-feira, junho 29, 2007

Por que sou a favor das cotas!

Embora não tenha conhecimento de todos os argumentos contra (e nem dos a favor), um único fato já é suficiente pra me fazer decidir pelo SIM às cotas: a imensa maioria branca no ensino superior. Dê uma passeada pelos campi e observe isso.
Os grupos contra as cotas argumentam que as cotas é que são racistas, por que pressupõem que os negros têm menos capacidade que os brancos para passar no Vestibular. Eles - os que não querem as cotas - acham que não, que todo mundo tem igual capacidade intelectual. Buenas... até aí, todo mundo concorda. O sofisma está em usar isso como único fator determinante na questão da igualdade de condições. Os negros, desde sempre, tiveram menos acesso à educação e ao trabalho. De que cor são os garis e lixeiros que você conhece? De que cor, predominantemente, são os presidiários que você vê na TV? De que cor são, em sua maioria, os moradores das favelas?
Será que os negros são mais mau-caráter que os brancos? Será que a preguiça deles é maior e por isso eles não conseguem bons empregos? Será que eles são mais burros e por isso não chegam à universidade? Ôpa... mas o pessoal do Contra disse que não, que eles não são mais burros. Então?
Quem ignora que o Brasil tem uma dívida histórica com os negros, esses sim, parecem ter menos "condições intelectuais". Ou é isso, ou é o racismo criminoso, aquele bem arraigado que algumas pessoas cultivam lá no conforto da sua vidinha nada ética.

sexta-feira, junho 22, 2007

Economia Solidária

Próxima parada: pra pensar.

Ô, seu Fogaça... aproveitando o ensejo, que tal dar uma melhorada na qualidade do transporte coletivo de Porto Alegre? O senhor talvez não há de lembrar, mas este quesito sempre foi um dos destaques positivos nos bons tempos da Administração Popular nesta cidade. Agora, parece que um vento negro passou e levou embora tudo o que foi conquistado ao longo de 16 anos.

Civil war...

Ilustraçãozinha que fiz pra uma matéria sobre o caos violento que tinha virado São Paulo há uns tempos.

quinta-feira, junho 21, 2007

Um tênis velho, preto e desbotado...

O crachá da juventude.

Em defesa dos bancos públicos

quinta-feira, junho 14, 2007

Vale quanto pesa

Ilustração que fiz pra um informativo da Associação dos Bancários de Novo Hamburgo.

Ilustração infanto-juvenil

Bem que a Saraiva podia me contratar.

Pense, Hommer, pense...

Desenho que fiz de um colega meu na Veraz.