sexta-feira, junho 29, 2007

Por que sou a favor das cotas!

Embora não tenha conhecimento de todos os argumentos contra (e nem dos a favor), um único fato já é suficiente pra me fazer decidir pelo SIM às cotas: a imensa maioria branca no ensino superior. Dê uma passeada pelos campi e observe isso.
Os grupos contra as cotas argumentam que as cotas é que são racistas, por que pressupõem que os negros têm menos capacidade que os brancos para passar no Vestibular. Eles - os que não querem as cotas - acham que não, que todo mundo tem igual capacidade intelectual. Buenas... até aí, todo mundo concorda. O sofisma está em usar isso como único fator determinante na questão da igualdade de condições. Os negros, desde sempre, tiveram menos acesso à educação e ao trabalho. De que cor são os garis e lixeiros que você conhece? De que cor, predominantemente, são os presidiários que você vê na TV? De que cor são, em sua maioria, os moradores das favelas?
Será que os negros são mais mau-caráter que os brancos? Será que a preguiça deles é maior e por isso eles não conseguem bons empregos? Será que eles são mais burros e por isso não chegam à universidade? Ôpa... mas o pessoal do Contra disse que não, que eles não são mais burros. Então?
Quem ignora que o Brasil tem uma dívida histórica com os negros, esses sim, parecem ter menos "condições intelectuais". Ou é isso, ou é o racismo criminoso, aquele bem arraigado que algumas pessoas cultivam lá no conforto da sua vidinha nada ética.

7 comentários:

Anônimo disse...

Aí, magrão, tô assassinando embaixo.
Embora eu, mulher, negra, latinoamericana e desbocada pra caralho ache que as cotas NÃO vão nos ajudar muito, concordo com o teu raciocínio.
Sorte e saúde pra todos!

Maelby disse...

Cara essa tua opínião foi muito boa, assino em baixo!!
a cota é uma forma de reparar o sofrimento e preconceito sofrido pelos negros no passado e nos dias de hoje.

no brasil ainda existe muito racismo imbutido!

Anônimo disse...

Concerteza quem se opõe ao sistema de cotas nada mais é que POBRES pessoas racistas e desinformadas da atual realidade do nosso pais... O minimo que podemos fazer é aceitar as cotas e respeitar as diferenças raciais e sociais. Adorei a sua colocação!

S. F. disse...

infelizmente, o comentário de todos vcs ai são preconceituosos consigo mesmos! ninguem deve se conformar com a tentativa de amenizar os erros sociais, cada um deve lutar e mereceeer pelo que batalha! A sociedade dá tudo muito fácil e vcs acham isso correto. Cota nenhuma mede uma aptidão intelectual pela cor que possui nos braços. Sou contra e vcs mesmos se inferiorizam!

Anônimo disse...

(primeiramente, não sou negra e não posso ser beneficiada com as cotas) Você aí de cima diz isso, porque, não é você que vive encarando o preconceito racial a vida toda.A lei do 5º artigo da Constituição Federal Brasileira afirma que "somos todos iguais", mas na sociedade a coisa se inverte.Pode-se dizer que o preconceito racial é um fator irreversível (ELE JÁ TEM SUAS RAÍZES DESDE A ESCRAVIDÃO E NÃO É NINGUÉM, ATUALMENTE, DE UMA HORA PRA OUTRA QUE VAI CONSEGUIR ACABAR COM ESSA PURA MESMICE). Enfim, a melhor saída que o governo encontrou para reparar todo esse impacto foram as cotas, que por sinal foi uma ótima escolha!

Lucas Boff disse...

Amigo, Gostei dos seus argumentos, concordo com eles, MAS, como você mesmo falou,a MAIORIA dos negros não tem condições, e não TODOS, entao, a política de cotas poderia ser avaliada de uma maneira diferente, não pela etnia, raça, cor e tudo mais, mas pelas condições que foram oferecidas a essas pessoas, sejam elas brancas negras ou índios, deveria ser avaliado pelo ensino fundamental e médio que lhes foi oferecido, o que é bem ruim em nosso país. Mas nesse ambiente que você citou, vilas e coisas do tipo, também há brancos sem condições, não sou racista, acredito que cotas possam ser implantadas, mas como eu falei, não por sua cor, mas sim pelas suas condições de vida! Parabéns pelo site, muito bom!

Anônimo disse...

qual é o critério que você usa para classificar a cor da pele de uma pessoa?

qual é a fonte da sua informação?

eu conheço garis e faxineiros de todas as cores e raças

acesso a educação todo mundo tem hoje em dia por causa da internet