sexta-feira, dezembro 15, 2006

terça-feira, dezembro 12, 2006

Olha quem (não) apareceu!

Mulher Invisível, seja bem vinda!

Quanto vale a sua vida?

Pouco... bem pouco.

Rádio Esmeralda

Caricatura que fiz das gurias!

sexta-feira, dezembro 08, 2006

Desejo, prostração e nankim...

Proposta de capa para uma revista que eu e o direitoso Emerson editaríamos. Não saiu, it's unbelievable!!! Essa mocinha rápida no gatilho aí em cima atende pelo nome de Rachel Welch. Homens (e mulheres, why not?) ligados na teoria antropológica dos quadris largos-boas parideiras-perpetuação da espécie, detenham-se um instante nesta peculiaridade da deusa. Very well, Welch!

quinta-feira, dezembro 07, 2006

Tangos & Tragédias

Desenhinho que fiz pra uma reportagem sobre os 21 anos de apresentação do espetáculo Tangos e Tragédias. Putz, só eu já vi duas vezes, e uma foi há 10 anos, graças a um ingresso que ganhei da rádio Ipanema (no tempo em que ela era boa). Os simpáticos aí em cima já estão há tanto tempo nos palcos com esta peça, e sempre com tanto retorno, que deveriam mudar o nome de Tangos & Tragédias pra Tango & Cash. Cash... money, dinheiro, entendeu? Tá, admito... a piadinha foi fraca, e mesmo por que nenhum deles se parece com o Stallone (eu me afundo cada vez mais).

Te cuida, H. G. Wells!

HQ de três páginas que fiz lá pelo início dos anos 90 (ou fim dos 80). Dêem um desconto... eu era um guri que só lia quadrinhos, certo? E nem todos, claro, eram de qualidade.

Comédia Humana (by balzaquiano Telmo)

Why, God? Why?!!!

terça-feira, dezembro 05, 2006

Episódios de uma vida de caçadores

Desenho que fiz para o meu extinto blog "Tales From a Hunter's life". Me emputeci com meu amigo direitoso, Emerson, e abortei o projeto. É pena... aquelas tirinhas geniais eram o nosso cartão de ingresso para a fama, a fortuna, as mulheres... Mas o Alckmin e a Yeda estragaram tudo.

:-)

Desenho que fiz para a minha amiga Ivana, do meio teatral.

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Olha ele aí de novo!

Meu melhor trabalho, sempre digo. Tive que me puxar e fazer um desenho à altura do ilustre retratado. O Borges foi um cara fenomenal. Penso em adquirir um dia o livro "Prologos con Un Prologo de Prologos", edição que reúne todos os geniais prefácios que o argentino escreveu. O cara era tão bom nisso, tinha um texto tão elegante, conciso e erudito ao mesmo tempo, que elevou a escrita de prefácios à categoria de gênero literário. Tive o prazer de ler alguns deles. Vocês não?!?!?! Que pena!

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Morte Zero

Fiz esta ilustração pra uma matéria sobre os dez anos do massacre de Eldorado dos Carajás. Quando tava bolando pensei: bah, que idéia genial! Só depois de publicada percebi que tinha criado uma imagem idêntica à do Fome Zero. Plágio inconsciente, juro! Mas tá aí... quem sabe o Lula resolve usá-la num programa de Morte Zero no Campo (e na cidade também, por favor!).

A Terra da Liberdade

E a tortura foi liberada nos EUA. Pain, pain, pain... viva os homens de Marlboro e o seu american way life pra lá de truculento. Não que nós, com os nossos Carandirus e Carajás, sejamos muito diferentes, claro.

segunda-feira, novembro 27, 2006

Baby, baby...

Nenezinha que desenhei pra um convite de primeiro aninho.

Desenhos malucos


Muito bem, Flipper!

Cartaz que fiz pro pessoal da Profil, uma empresa que estava trabalhando no controle ambiental das bacias hidrográficas do Estado.

Mosaico de Livros

Folder que fiz para os meus amigos Jeferson Assumção e Ana Paula Stock, do Mosaico de Livros.

Subindo pelas paredes

Jacarezinho de parede... como dizem os catarinenses.

terça-feira, novembro 21, 2006

...


Na mosca!

Seriam os desenhistas uma raça superior? Ou seriam simplesmente umas criaturas lúdicas que ficaram a meio caminho entre as pictografias e a pintura dos grandes mestres? Não sei. Mas geralmente são gente boa, pode ter certeza.

quarta-feira, novembro 15, 2006

Dave Seeley


terça-feira, novembro 14, 2006

Untitled

No legend... só mais um desenhozinho.

Tirando de letra

Já tentei bolar umas fontes legais pra fazer uns trabalhos bem exclusivos e tal. Mas enchi o saco.

Un autre monde est possible

Capa do Adverso (na época um jornal) que fiz por ocasião do Fórum Social Mundial (o segundo, yo creo). Bonitinha, né?

Mais uma daquelas

Meu amigo Wilson sempre diz: cara, nunca vi alguém fazer mais ilustrações malhando o Tio Sam do que tu. Pois é... fico pensando se por conta disso meu nome tá lá nos arquivos do FBI ou da CIA. Olha só uma teoria maluca (ou talvez nem tanto) que eu tenho: vocês já viram o Google Earth, certo? Agora imagina um tecnologia dessas melhorada... imagina esses caras entrando na tua casa, monitorando a tua vida sem que tu saiba... é perfeitamente possível, me parece. Bah... que medo! É o próprio Big Brother do George Orwell. Agora imagina que esses satélites emitam um raio, uma freqüência de onda, sei lá, que afete o cérebro ou algum outro órgão das pessoas. Eu sei, eu sei... isso é muita Teoria da Conspiração. Tenho que parar de ver o Lost (rs).

Let's talk about Marx!

Fiz esse desenho há alguns anos. Já não lembro exatamente para quê. Algo sobre pendengas entre sindicatos e patrões, certamente. Aqui na Veraz atendemos vários sindicatos (sapateiros, bancários, etc) e esse é o tom da maioria das reportagens. Como diria aquele filósofo-sociólogo barbudo, visionário, sapientíssimo, pobre e mau pagador (rs): a história da humanidade é a história das lutas de classes.

quinta-feira, novembro 09, 2006

O blog mais atualizado do mundo!

Quando publiquei este desenho, lá no início do blog, disse que até o final do ano eu 0 concluiria. Pois é... o final do ano tá aí e o danado continua do mesmo jeito. Só pra parecer que este blog está sendo atualizado com freqüência, apliquei uns efeitos do Photoshop nele e estou publicando-o novamente (eu encheria este blog com mais e melhores desenhos se não tivesse que gastar meu sangue, suor e talento com o trabalho na Veraz e as correrias da Filosofia - é eu sou um reclamão).

segunda-feira, novembro 06, 2006

She's so beautiful!

Caracas... lindo esse desenho! O nome do cara é Anacleto Aria.

Outros desenhistas

Hum... que coisinha mais fofa! Atentem para a bolsinha rosa. Um must! O nome do autor é Matt Dixon.

sexta-feira, novembro 03, 2006

Vovó Não Vai Para o Céu


Modelos de ilustrações que fiz para um livro do escritor Celso Gutfreind, há muitos anos.

Passatempo

Desenho que fiz para o jornalzinho infantil Canoas Criança, editado pelo meu amigo José Leandro. Trata-se de um passatempo, achar não sei quantos corações no meio da ilustração. Isso não é tão difícil pra desenhar quanto é pra bolar. Pois é, já fiz muita coisa nesta vidinha de desenhista...

Humor cavalar

Sim, eu sei... sou terrivelmente engraçado.

quinta-feira, outubro 26, 2006

Jon Hul

Grande Marilyn... quem não gostaria de ser vizinho do pecado desse jeito? Geminiana, ombros estreitos, mas linda. Todo mundo sabe da história dela com o John Kennedy, mas o que poucos conhecem é o casamento da "blondie girl" com o escritor e dramaturgo americano Arthur Miller. Grande escritor, por sinal. Eu li "A Morte d'Um Caixeiro Viajante" e recomendo com veemência. É muito bom.
O Jon Hul tem outros desenhos bem legais além deste.

Mulher natureza

Não sei quem fez este desenho, mas sei que é muito bonito. E, bom... se esta é a mãe-natureza, a partir de agora eu sou panteísta (rs).

Oh, vida...

Tive que fazer um desenhozinho desse personagem com o qual tanto me identifico (rs).
Pois é... não freqüentei aquele curso de neurolingüística.

Asas à imaginação

Capinha do livro que ilustrei e diagramei pra Editora Sulina.

Pregnant

Ilustração que fiz pra um livro infanto-juvenil que tratava da gravidez precoce.

quarta-feira, outubro 25, 2006

Brian Despain

Vagando pela internet nas horas vagas encontrei esse cara. Tá cheio de desenhistas bons neste mundo.

segunda-feira, outubro 23, 2006

Eu quero o Ócio Criativo

Vai por mim... o trabalho acaba com o homem. Com este homem aqui, pelo menos, sim. Vinte aninhos já de suor derramado, vinte anos na mesma. Decididamente o mundo não é lá muito justo.

Acho que eu vi um gatinho...

Outro que tem as manhas...

Tom Fleming... baita desenhista. Mulheres com asas, esqueletos de gente, de bicho... o velho universo aquele. Por que os homens são assim?

sexta-feira, outubro 20, 2006

A Mulher-Gata

Bem legalzinha esta caricatura da Michelle Pfeiffer. Ela é muito linda, mas tem os olhos um tanto afastados um do outro. Uma vez ouvi dizer que olhos muito aproximados são olhos de psicopata. E muito distantes? Bem que podia ser olhos de mulher apaixonada por Telmo (rs).

What?

Fiz este desenho há anos, numa época em que recém tinha descoberto esse efeito de filtro do Photoshop e o aplicava em onze de cada dez desenhos que fazia.

O planeta agradece

Cartum que fiz pra revista de Permacultura Latina. Trata-se da possibilidade de se usar óleo de cozinha como combustível. Você frita um ovo, despeja o conteúdo da frigideira no tanque e sai pra dar uma banda. Eu tenho feito isso com o meu Citröen C3 (aquele com o qual a gente pega a Fernanda Tavares).

Chega a ser bonito de tão feio...

Ando meio estranho ultimamente.

terça-feira, outubro 17, 2006

Olha o bicho!!!

T-Rex... Achei este desenho na internet, há muito tempo. Não sei quem fez, mas é muito bom. E engraçado. Fica aí então registrado no melhor blog de todos os tempos (rs).

O que há, velhinho?

Ilustração que fiz pro Adverso, revista da Adufrgs - Associação dos Docentes da Ufrgs. Trata-se de um tema cada vez mais pertinente: garantir os direitos previdenciários dos tiozinhos. Num futuro relativamente próximo a parcela de idosos na população brasileira será bastante grande. É uma providência (a previdência (a manutenção da)) a ser tomada desde já.
Quanto a mim: "...forever young, I wanna be forever young...". Mas se não acontecer, que seja como bem cantou o Nei Lisboa: "...eu quero morrer, bem velhinho, assim sozinho, ali, bebendo um vinho e olhando a bunda de alguém".

segunda-feira, outubro 16, 2006

Atira em mim, atira em mim...

Achei nos meus arquivos (que reúnem, entre outras coisas, imagens que eu garimpava na internet durante os três anos em que trabalhei na Veraz) estas duas mocinhas rápidas no gatilho. A azulzinha é uma versão "blondie" da Viúva Negra (que no original era ruiva), heroína dos quadrinhos da Marvel Comics, e foi desenhada por um cara chamado Greg Horn. A vermelhinha é a famosa Lara Croft, dos games, do cinema e sei lá mais do que. Foi desenhada por um cara chamado Dorian Cleavenger. Dá vontade de ser vilão pra forçar um corpo a corpo com umas pistoleiras assim, fala a verdade. No Google Imagens pode-se achar mais desenhos legais destes dois artistas.

sexta-feira, outubro 13, 2006

Tá certo que não se apressa a arte, mas...

O escritor argentino Jorge Luis Borges (tantas vezes citado neste blog) disse certa vez que um escritor publica um livro para livrar-se dele. Ele quis dizer que se o cara não publica logo, fica arrumando detalhes a vida inteira. É de se pensar: será que existe obra de arte acabada? Onde está a perfeição, afinal de contas? Bom, de qualquer maneira estou estendendo o comentário borgeano aos meus desenhos. Faz anos que refaço esta arte, muito tempo mesmo. Nunca fica bom. Azar... vou publicá-la agora (aliás ela já foi publicada - versão traço - logo ali abaixo) e se melhorá-la consideravelmente, publico de novo no futuro.