quarta-feira, agosto 02, 2006

Contra o imperialismo (e outras coisas)

Eu poderia ter colocado uma estrela de Davi nesta cartola cheia de estrelas e listrinhas. Vejam bem, isso não é anti-semitismo (assim como uma crítica ao uncle Sam não é uma crítica ao povo estadunidense em geral). A gente escolhe um signo pra centralizar as diatribes. Vamos escolher um signo pra falar de nível (baixo nível) de desenvolvimento humano? Ou pra falar de má distribuição de renda? Eu tenho uma sugestão: que tal um losango amarelo com uma bola azul cheia de estrelinhas?
Li numa Caros Amigos a resenha sobre um livro (escrito por um judeu) que fala de como os israelenses (e judeus de todo o mundo) resolveram capitalizar em cima do holocausto. Claro que foi um genocídio. Mas igual a este (ou pior) houve muitos outros. Nenhum foi tão vastamente explorado pra mobilizar opiniões públicas e políticas quanto o da IIª Guerra. Mas o que interessa realmente, mais do que méritos e deméritos dessa disputa por território e "locais sagrados" (puta que pariu), é essa visão de fora que só pode ter quem vê o conflito à distância.
Manchete de Segunda-feira no jornal: 34 crianças mortas em ataque israelense.
Cara, a insanidade é um espetáculo grotesco e fascinante. Pena que esse fascínio é inversamente proporcional a qualquer desenvolvimento ético e moral.

3 comentários:

Anônimo disse...

Tenho um amigo de origem libanesa, e a primeira coisa que fiz foi perguntar pra ele sobre amigos e/ou parentes no país de origem dos avôs dele. Não consigo entender, a briga não era com a Arábia? Agora é com o Líbano? Meu irmão mais velho é que diz: "Bem feito, quem mandou dar um país pra eles, só podia ser idéia de Alegretense..." O fato do nosso pai ser alegretense é detalhe...

Telmo disse...

Olha... Não tenho nada contra "eles". Tenho contra todas as pessoas sacanas do mundo, entre elas os judeus que estão fazendo ocupações de território e matando gente como se fosse barata. Mas tenho admiração por muitos judeus legais: Philip Roth, Woody Allen, Noam Chomsky, etc...

Anônimo disse...

Nada que a retirada dos homens do poder não resolva... :)

Essa armadilha com a cordinha está ótima... Hauheuehua...
Ele podia fazer sinal com um dólar na mão tb... Huahauehuea...